Normas

Chamada de artigos / Call for papers 2018

IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental

A Coordenação Científica do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ENPJA) torna pública a chamada de trabalhos para a quarta edição do evento, a ser realizada nos dias 27 e 28 de setembro, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O ENPJA acolhe textos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que abordem temáticas concernentes ao binômio jornalismo e meio ambiente e se encaixem em uma das duas categorias de trabalho, conforme definido pelo presente edital.

 

  1. Escopo, objetivos e ementa

Os desafios ambientais estão cada vez mais evidentes no nosso cotidiano, embora nem sempre tais questões se tornem pauta na imprensa ou sejam discutidos a partir das preocupações com o lugar no qual vivemos. O objetivo do IV ENPJA é abrir espaço para reflexões sobre as pesquisas realizadas na área do jornalismo ambiental, destacando a função social do jornalismo na discussão e visibilidade das problemáticas ambientais. Na edição deste ano privilegiaremos debates sobre a interface das mudanças climáticas com o jornalismo, considerando a urgência do tema em razão de seu alcance, seus efeitos e potencial de desastre.

Convidamos os pesquisadores a enviar suas submissões, e encorajamos contribuições de grupos de pesquisa, doutorandos, mestrandos e jovens pesquisadores. Artigos oriundos de pesquisas e reflexões fora do escopo desta chamada serão aceitos, desde que tratem de objetos relacionados a temas socioambientais e suas relações com o jornalismo.

 

  1. Categorias para apresentação de trabalhos– Os interessados em apresentar trabalho no IV ENPJA devem submetê-lo a uma das seguintes categorias:

2.1. Comunicações Livres – Acolherá textos propostos por doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos.
2.2. Iniciação Científica – Reservada para trabalhos de graduados e graduandos, bolsistas de iniciação científica ou extensão. Em caso de trabalhos de graduandos é obrigatória a assinatura conjunta do orientador como segundo autor. A coautoria do professor-orientador não inviabiliza sua participação como primeiro autor de proposta na sessão de Comunicações Livres.
Serão aceitos trabalhos com até três autores, exceto no caso de Grupos ou Projetos de Pesquisa devidamente registrados e identificados em nota de rodapé no texto. Cada autor somente poderá submeter um texto, com a ressalva para os casos de orientadores dos trabalhos de Iniciação Científica, conforme explicitado no item 2.2.

 

  1. Submissão dos textos completos– Os trabalhos serão recebidos de 23 de abril a 30 de julho. Serão aceitos trabalhos em português e espanhol. Os interessados devem usar o template do evento (template_iv_enpja_word), seguindo obrigatoriamente as regras de formatação nele contidas. Os trabalhos devem ser enviados já revisados e no prazo estabelecido ao endereço: encontrojornalismoambiental@gmail.com. Trabalhos que não utilizem o template e fora da formatação solicitada não serão avaliados.
  2. Avaliação, seleção e publicação dos resultados– O processo de avaliação será gerenciado pela coordenação da Comissão Científica. Os trabalhos que estiverem adequados às regras estabelecidas serão avaliados em seu mérito científico no sistema double blind peer review, ou seja, por dois pareceristas e sem a identificação dos autores. Caberá ao coordenador do processo fazer a criteriosa distribuição dos trabalhos submetidos evitando conflitos de interesse (relações de orientação e de pesquisa). Serão consideradas aprovadas somente as comunicações que receberem dois pareceres favoráveis.

À critério da Comissão, trabalhos submetidos à categoria Iniciação Científica poderão receber sugestões de alterações, ficando seu aceite final condicionado aos ajustes e devolução no prazo estabelecido. Nesse caso, a não devolução do texto em segunda versão resultará em descredenciamento da listagem final de aceites. Não caberá recurso ao parecer da Comissão.

4.1 Critérios de avaliação dos trabalhos – Casos de empate serão decididos por um terceiro parecerista indicado pela Comissão. O trabalho será avaliado sob os seguintes critérios: pertinência ao campo da pesquisa em jornalismo e meio ambiente; relevância científica; explicitação do problema, objetivos e resultados; adequação da bibliografia trabalhada; qualidade da reflexão teórica; explicitação e consistência da metodologia, e domínio da linguagem científica.

 

  1. Apresentação e relatoria dos trabalhos aceitos– Todos os trabalhos aceitos terão 15min para apresentação oral, sendo disponibilizado o uso de datashow. Na categoria de Iniciação Científica, o debate será livre, sem relatoria obrigatória, enfatizando a formação de novos pesquisadores. Já na categoria Comunicações Livres, a Coordenação Científica solicitará aos autores de trabalhos aceitos que leiam previamente um dos trabalhos da mesma sessão e preparem um relato, realizando uma avaliação crítica do mesmo. No dia das apresentações, o relator terá 5min para expor seus apontamentos, com igual tempo de réplica para o autor. A realização da relatoria no dia do evento é obrigatória para obtenção do certificado.

 

  1. Inscrição e publicação nos anais– Após a publicação da listagem definitiva de aceites, os autores dos trabalhos selecionados deverão efetuar sua inscrição no prazo estipulado, segundo as categorias abaixo:

Estudantes de graduação – R$ 20,00*

Estudantes de pós-graduação – R$ 30,00*

Professores e profissionais – R$ 50,00

O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito por meio de depósito na conta do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), parceiro do evento, com envio posterior do comprovante de pagamento para o mail encontrojornalismoambiental@gmail.com.

Dados bancários:

Banrisul –  Agência: 0041 – Conta Corrente: 060089930-4

O CNPJ do NEJ-RS é 01566446/0001-40

*Para realizar a inscrição e o pagamento como estudante, é preciso enviar comprovante de matrícula, por e-mail, para a Comissão Organizadora.

O comprovante de pagamento deverá ser enviado para a Comissão Organizadora até o dia do evento para o endereço de e-mail já mencionado.

Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação, automaticamente o(s) autor(s) estará(ão) outorgando à organização do evento o direito de reprodução do texto nos Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental. Na hipótese de coautoria, todos os autores que desejarem receber certificado devem realizar o pagamento da inscrição, inclusive professores-orientadores dos trabalhos.

 

Síntese das datas

– Período de recebimento de trabalhos: 23 de abril a 30 de julho

– Divulgação dos trabalhos aceitos: 27 de agosto

– Período de ajustes para trabalhos aceitos com condicionantes (somente para Iniciação Científica): 28 de agosto a 11 de setembro

– Divulgação final de aceites para Iniciação Científica: até 18 de setembro

– Realização do IV ENPJA: de 27 a 28 de setembro de 2018

Sobre a participação da Comissão Científica no ENPJA – Membros da Comissão Científica somente poderão submeter trabalhos em categorias nas quais não atuem como pareceristas. A coordenação, todavia, fica impedida de participar com artigos nesta edição.

Casos omissos – Os casos omissos serão decididos de forma colegiada pela Comissão Científica. Não caberá recurso ao julgamento da Comissão.

Para submeter trabalhos, utilize o template do evento. Atenção: o(s) autor(es) deverá(ão) enviar dois arquivos, um deles contendo a folha de identificação e um segundo sem identificação de autoria. Seguir as regras explicitadas no template.

Envie os arquivos no prazo estipulado para: encontrojornalismoambiental@gmail.com A coordenação confirmará o recebimento em até 48h. Conforme definido pelo edital, trabalhos que não utilizem o template e não sigam as regras de formatação não serão avaliados.

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3 ideias sobre “Normas

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