A Coordenação Científica do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ENPJA) torna pública a chamada de resumos expandidos para a sexta edição do evento, que acontece nos dias 24 a 26 de setembro de 2025, de forma online.
Organizado pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental UFRGS/CNPq, o ENPJA é um evento acadêmico dedicado à qualificação e promoção dos estudos de interface entre jornalismo e meio ambiente. As submissões de trabalhos estão abertas a pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam no binômio jornalismo e meio ambiente.
1. Escopo, objetivos e ementa
A sexta edição do ENPJA terá como tema a prevenção na pesquisa em jornalismo ambiental diante dos desastres. O objetivo do evento é debater o papel do jornalismo na formação de uma opinião pública crítica e na mobilização para a transformação social considerando o contexto de desastres agravados pela crise climática. Das inundações no Rio Grande do Sul à seca na Amazônia, os eventos extremos geram consequências cada vez mais graves para os ecossistemas e para as comunidades humanas. Convidamos os pesquisadores a enviar suas submissões, e encorajamos contribuições de grupos de pesquisa, doutorandos, mestrandos e jovens pesquisadores. Artigos oriundos de pesquisas e reflexões fora do escopo desta chamada serão aceitos, desde que tratem de objetos relacionados a temas socioambientais e suas relações com o jornalismo.
2. Categorias para apresentação de trabalhos – Os interessados em apresentar trabalho no IV ENPJA devem submetê-lo a uma das seguintes categorias:
2.1. Comunicações Livres – Acolherá textos propostos por doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos.
2.2. Iniciação Científica – Reservada para trabalhos de graduados e graduandos, bolsistas de iniciação científica ou extensão. Em caso de trabalhos de graduandos é obrigatória a assinatura conjunta do orientador como segundo autor. A coautoria do professor-orientador não inviabiliza sua participação como primeiro autor de proposta na sessão de Comunicações Livres.
Serão aceitos trabalhos com até três autores, exceto no caso de Grupos ou Projetos de Pesquisa devidamente registrados e identificados em nota de rodapé no texto. Cada autor somente poderá submeter um texto, com a ressalva para os casos de orientadores dos trabalhos de Iniciação Científica, conforme explicitado no item 2.2.
3. Submissão dos textos completos – Os trabalhos serão recebidos de 14 de julho a 23 de agosto de 2025. Serão aceitos trabalhos em português e espanhol. Os interessados devem usar o template do evento, disponível aqui, seguindo obrigatoriamente as regras de formatação nele contidas. O tamanho é de 5 a 8 mil caracteres com espaço. Os trabalhos devem ser enviados já revisados e no prazo estabelecido ao endereço encontrojornalismoambiental@gmail.com. Trabalhos que não utilizem o template e fora da formatação solicitada não serão avaliados.
4. Avaliação, seleção e publicação dos resultados – O processo de avaliação será gerenciado pela coordenação da Comissão Científica. Os trabalhos que estiverem adequados às regras estabelecidas serão avaliados em seu mérito científico no sistema double blind peer review, ou seja, por dois pareceristas e sem a identificação dos autores. Caberá ao coordenador do processo fazer a criteriosa distribuição dos trabalhos submetidos evitando conflitos de interesse (relações de orientação e de pesquisa). Serão consideradas aprovadas somente as comunicações que receberem dois pareceres favoráveis.
5. Avaliação dos trabalhos – Casos de empate serão decididos por um terceiro parecerista indicado pela Comissão. O trabalho será avaliado sob os seguintes critérios: pertinência ao campo da pesquisa em jornalismo e meio ambiente; relevância científica; explicitação do problema, objetivos e resultados; adequação da bibliografia trabalhada; qualidade da reflexão teórica; explicitação e consistência da metodologia, e domínio da linguagem científica.
6. Apresentação –Todos os trabalhos aceitos terão 15 min para apresentação oral. A apresentação é obrigatória para obtenção do certificado.
7. Inscrição e publicação nos anais – Após a publicação da listagem definitiva de aceites, os autores dos trabalhos selecionados deverão efetuar sua inscrição no evento no prazo estipulado. Inscrições no site: https://www.even3.com.br/enpja2025-603839/
Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação, automaticamente o(s) autor(s) estará(ão) outorgando à organização do evento o direito de reprodução do texto nos Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental. Na hipótese de coautoria, todos os autores que desejarem certificado, inclusive professores-orientadores dos trabalhos, devem se inscrever.
Síntese das datas
– Período de recebimento de trabalhos: 14 de julho a 23 de agosto de 2025
– Divulgação dos trabalhos aceitos para Comunicações Livres: 8 de setembro
– Período de ajustes para trabalhos aceitos com condicionantes (somente para Iniciação Científica): 8 a 10 de setembro
– Divulgação final de aceites para Iniciação Científica: 15 de setembro
– Realização do VI ENPJA: de 24 a 26 de setembro de 2025
Sobre a participação da Comissão Científica no ENPJA – Membros da Comissão Científica somente poderão submeter trabalhos em categorias nas quais não atuem como pareceristas. A coordenação, todavia, fica impedida de participar com artigos nesta edição.
Casos omissos – Os casos omissos serão decididos de forma colegiada pela Comissão Científica. Não caberá recurso ao julgamento da Comissão.
Para submeter trabalhos, utilize o template do evento. Atenção: o(s) autor(es) deverá(ão) enviar dois arquivos, um deles contendo a folha de identificação e um segundo sem identificação de autoria. Seguir as regras explicitadas no template.
Envie os arquivos no prazo estipulado para: encontrojornalismoambiental@gmail.com. A coordenação confirmará o recebimento em até 48h. Conforme definido pelo edital, trabalhos que não utilizem o template e não sigam as regras de formatação não serão avaliados.
Coordenação Científica
Débora Gallas Steigleder
Eliege Maria Fante